processo licitatório

Licitação do transporte público deve levar em conta a realidade no pós-pandemia, diz ATU

Neste mês, a prefeitura de Santa Maria anunciou que firmou um acordo parcial com o Sistema Integrado Municipal (SIM) para o reequilíbrio econômico-financeiro referente ao primeiro semestre de 2021. O acordo, mediado pelo Ministério Público Estadual, teve o objetivo de manter a operação do sistema de transporte público coletivo diante da redução do número de passageiros provocada pela pandemia. Dessa forma, o município irá repassar ao Sistema R$ 2,7 milhões.

Na tarde desta segunda-feira, o advogado da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), Rafael Maffini, foi um dos convidados do CDN Entrevista, e falou sobre o acordo e o futuro das empresas em Santa Maria.

Rádio CDN está no ar com informação 24 horas para Santa Maria e região

O advogado falou do impacto da pandemia nos serviços prestados pelas empresas, que tiveram redução de passageiros, especialmente os pagantes, mas mantiveram os serviços em funcionamento. Em relação à licitação do transporte público, previsto para o primeiro trimestre de 2022, ele falou que as empresas são espectadoras, interessadas no processo, mas não tratam das questões relativas ao processo.

_ As empresas esperam que se trate de um processo que aproveite o momento para a racionalização do sistema. São duas questões: a primeira é que o Termo de Referência já leve em conta a nova realidade da Mobilidade Urbana no pós-pandemia, já que estudos dão conta que haverão mudanças, desde a qualidade até a troca de hábitos da população; a segunda é que se perceba a necessidade de racionalização do método de custeio desses serviços. 

Em relação ao recebimento dos R$ 2,7 milhões, que são repassados em parcelas, o advogado destacou que os prejuízos contabilizados pelas empresas foram maiores. 

PRORROGAÇÃO

Ainda, a Justiça já havia deferido o pedido de prorrogação dos atuais contratos de concessão por mais quatro meses, o que reforça a não interrupção do serviço e possibilita a conclusão das análises do edital da futura licitação.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Consulta Popular 2021 contará com verba maior e participação digital da população gaúcha

Próximo

Perimetral Dom Ivo Lorscheiter tem conclusão prevista apenas para 2022

Política